O prazo para início da entrega da declaração de Imposto de Renda está chegando. Assim é melhor você está preparado para fugir do leão. Por isso estamos trazendo dicas acerca dos erros mais comuns cometidos na hora de fazer a declaração de Imposto de Renda, com o objetivo de evitar que você seja multado.
Mas antes de falarmos sobre a dica de hoje gostaria de alertá-los para procurar sempre um especialista no assunto pois o barato muitas vezes pode lhe custar caro. Então vamos lá
Sou aposentado por invalidez e por isso meus rendimentos de aposentadoria vêm isentos lá no informe de rendimentos. Contudo eu possuo rendimentos de aluguéis de imóveis a dúvida é, eu posso lançar esses rendimentos na minha declaração de Imposto de Renda como isentos?
A resposta é não. Veja bem a lei é taxativa quanto ao alcance da isenção por moléstia grave onde a isenção somente vai alcançar os rendimentos oriundos da aposentadoria assim como aqueles da complementação recebida de entidade privada e de pensão alimentícia. é importante ficar atento a isso porque se você vai lá e declare esses rendimentos de aluguel na sua declaração como isentos o que vai acontecer é que a Receita Federal vai te chamar na malha fina para você comprovar e você não vai ter como comprovar a origem desses rendimentos como aposentadoria e logo você vai ser autuado.
E lembre se que a multa da Receita Federal pode chegar a 150 por cento do imposto devido. Então às vezes muitas pessoas sem saber fazem a declaração de Imposto de Renda joga como rendimento isento e lá na frente quando está próximo de completar os cinco anos a Receita vai lá ele envia um presente que é o verdadeiro auto de infração que ninguém gostaria de receber. Aí muitas pessoas às vezes perguntam Mas Mateus eu já fiz isso e deu certo. Olha pode ter dado certo com você mas não é o correto.
E você está sujeito a multas lembrando que a Receita tem um prazo de cinco anos para revisar a sua declaração de Imposto de Renda. Então é melhor fazer a coisa da maneira certa e não correr riscos.