ME ACIDENTEI NO TRABALHO E AGORA, QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?

Doutor em acidente no trabalho e agora quais são os meus direitos. Bem a primeira medida a ser adotada pela empresa e que é um direito do trabalhador a emissão da CAT que é o Comunicado de Acidente de Trabalho que deverá ser enviado à Previdência Social para que se for o caso, o empregado possa receber o auxílio acidente correspondente ao período em que este ficar inapto ao trabalho. 

O principal direito do empregado neste caso é ter todos os custos inerentes ao tratamento médico hospitalar custeados pela empresa, ou seja a empresa fica responsável por pagar todos os gastos que o empregado venha a ter decorrente do tratamento médico para que seja sanada a incapacidade parcial ou temporária do empregado decorrente do acidente de trabalho. 

Um dos principais direitos do empregado é que muitas vezes não é obedecido pela empresa e a estabilidade no emprego pelo período de 12 meses após o acidente de trabalho mas é importante destacar que o empregado só terá direito a essa estabilidade se ficar afastado das suas atividades por período superior a 15 dias, caso o acidente venha a causar vários danos físicos ou emocionais ao empregado ou deixe sequelas, ou até mesmo com capacidade para o trabalho de forma temporária ou permanente. O empregado também terá direito a uma indenização correspondente a esses danos.

Da mesma forma o empregado terá direito a complementação da sua remuneração caso o benefício que ele venha a receber do INSS seja inferior à sua remuneração efetivamente recebida nos últimos meses de trabalho. 

Dr. Bruno Sandre

Como posse te ajudar?

Preencha os campos abaixo corretamente .