TAX FREE: Como obter o REEMBOLSO de COMPRAS feitas no EXTERIOR?

Toda vez que nós compramos algum produto aqui no Brasil pagamos imposto por ele. Isso não é diferente também no exterior. Contudo eu temos uma dica importante para você, é que parte do valor pago de tributos naquelas compras realizadas no exterior pode ser pedido de volta.

No momento em que você estiver saindo do país, valendo lembrar que esse pedido só pode ser feito por turistas ou seja você não pode ser um residente daquele país ou mesmo estar lá há mais de três meses. Esse programa de ressarcimento é mais conhecido como Tax Free ou Tax Refound e está presente na maioria dos países da Europa, Ásia, Oceania e alguns países aqui das Américas tais como Argentina Uruguai México e Estados Unidos, valendo lembrar que cada país tem sua própria renda para ressarcimento. Então é importante consultar a forma de devolução daquele país para onde você está viajando antes de iniciar a sua viagem e pedir o reembolso.

No entanto o procedimento é em regras gerais funciona assim, na loja onde você realizar a compra, você deverá perguntar se a loja é participante do programa e sendo, você deverá apresentar o seu passaporte e o cartão de crédito o qual você vai realizar a compra e solicitar a nota fiscal no exterior.

Normalmente essa nota é conhecido como Invoice. Além disso a loja lhe dará um formulário preenchido e carimbado com um selo e um QR Code contendo os dados da sua conta. Em algumas lojas maiores inclusive eles têm um setor somente para tratar da devolução do imposto.

Guarde todos esses documentos de todas as lojas credenciadas ou não por onde você comprar pois somente com esses documentos é que você conseguirá pedir o reembolso no momento de sua saída geralmente no aeroporto. Lembrando que existem alguns países que possuem postos de devolução fora do aeroporto os quais também realizam esse procedimento.

Assim após o procedimento realizado demora em média três meses para o dinheiro ser creditado no seu cartão de crédito ou existem alguns países que lhe pagam em espécie ou em cheque. 

Por fim é importante frisar alguns pontos para você não ficar de fora desse programa:

1. Primeiro você não receberá o valor total pago de imposto pois as empresas gestoras desse programa de reembolso que são a Global Blue e a Premiere Tax Free ficam com uma parte do valor a título de taxa de administração.

2. O segundo ponto é que a devolução do imposto só é válida para produtos como roupas, calçados, eletrônicos, perfumes e cosméticos. Não sendo válida para serviços como hotéis, refeições e passeios turísticos salvo exceções em alguns países.

 3. o terceiro e último é que no momento da solicitação de reembolso já no aeroporto ou um posto de devolução é possível que o agente que esteja ali atendendo peça para ver os produtos que foram adquiridos durante a viagem. Portanto se for fazer isso no aeroporto é recomendável que você chegue cedo para não perder seu voo. 

Dr. Bruno Sandre

Como posse te ajudar?

Preencha os campos abaixo corretamente .